[firebase-br] Conectar Firebird 2.1 + Java + Jaybird 2.16 + Embedded

Magnun Oliveira magnunoliveira em gmail.com
Qui Maio 28 10:53:07 -03 2009

Bom dia.
Estou iniciando em java, trabalho com programação a alguns anos porem em
outras linguegens.

Fiz um pequeno exemplo com Jaybird 2.16 e Firebird 2.1.
Com o Firebird instalado ocorre tudo bem.

Porem estou testando ele embedded e nao estou conseguindo, retornando a msg:

Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.RuntimeException: Failed to
initilize Jaybird native library. This is most likley due to a failure to
load the firebird client library.

// *** codigo java
driverName = "org.firebirdsql.jdbc.FBDriver";
Class.forName(driverName);

//1 - databaseURL =
"jdbc:firebirdsql:localhost/3050:D:/Veiculos/Database/VEICULOS.FDB";
//2 - databaseURL =
"jdbc:firebirdsql:localhost/3050:D:\\Veiculos\\Database\\VEICULOS.FDB";

//3 - databaseURL =
"jdbc:firebirdsql:embedded:D:/Veiculos/Database/VEICULOS.FDB";

conection = java.sql.DriverManager.getConnection(databaseURL, "SYSDBA",
"masterkey");

// *** fim do codigo java

as duas primeiras funcionam com o Firebird rodando a terceira q teoricamente
seria p/ embedded nao roda.

Alguem tem experiencia com java + fb embedded e sabe como fazer isso?

ps: coloquei os jar do Jaybird e os seguintes arquivos nas bibliotecas do
net beans e repito, com o firebird instalado está OK, apenas no embedded dah
pau
jaybird21.dll
jaybird-2.1.6.jar
jaybird-full-2.1.6.jar
jaybird-pool-2.1.6.jar
libjaybird21.so

ps2: coloquei estes arquivos na pasta build/classes do meu projeto:
\gds32.dll (arquivo fbembed.dll renomeado)
\fbclient.dll (arquivo fbembed.dll renomeado)
\firebird.conf
\aliases.conf
\icudt30.dll
\icuin30.dll