[firebase-br] Polemica construtiva

Magno System magno em speet.com.br
Sáb Maio 16 14:43:43 -03 2009

Uma coisa vocês tem que concordar comigo. A principal vantagem de não
colocar as regras de negócio no banco acaba estando ligada a comodidade e
facilidade. Então devo concluir o seguinte, regras de negócio no banco
ocupam menos banda de rede, o processamento é mais rápido. Então você pode
ABRIR MÃO desta vantagem para facilitar migrações futuras.

Posso ser quadrado, gostar de sofrer, mas trabalho com FIREBIRD e com os
componentes nativos, e se algum dia eu quiser mudar de banco, embora não
veja necessidade nenhuma por enquanto, vou procurar explorar o máximo do
banco, nem que para isso eu fique um bom tempo desenvolvendo e o programa
fique compatível somente com aquele banco.

Eu prefiro ter um sistema com um banco funcinando em carga máxima, do que
ter um sistema funcionando com vários bancos mas sem explorar os recursos
dos mesmos e ficar funcionando meia bomba.

----- Original Message -----
From: "Eduardo Carneiro" <eduardofreitascarneiro em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, May 15, 2009 8:58 PM
Subject: Re: [firebase-br] Polemica construtiva

Salve lista...

 - Trabalhei eu uma softhouse e o diretor é um entendido no assunto e dá
aulas em universidade e desenvolveu muitos sistemas "parrudos" e coisas
assim...
 - Por coincidência, conversamos recentemente sobre este assunto, e como a
empresa dele tem muitos softwares com orgãos públicos em todo o Brasil. e a
lei agora é: ECONOMIZAR, migrando para SO free e bancos idem, fica a
questão: Se o governo paga anualmente milhões em licenças e os novos
gestores determinam que os aplicativos deverão também migrar, como ficariam
as regras de negócio no banco? E se o "novo banco" free não suportar tais
rotinas, ou mesmo ter-mos de reescrevê-las "do zero"? Acho que questões como
tráfego de dados é importante, mas as redes locais são bastante largas para
aguentar o fluxo gerado. Se as questões envolverem acessos remotos,
aplicações web com servlet já implementam as regras de negócio. Neste caso,
além de multiplataforma (browser) podemos ter bancos free nas aplicações. No
casos das grandes organizações, licenças de servidores não é problema, mas
para os pequenos, isto às vezes inviabiliza a prórpia negociação do
software.
O que acham?

Abraços
Eduardo de Freitas carneiro