[firebase-br] Problema de performance no firebird 2.1

Eduardo Jedliczka jedyfb em gmail.com
Seg Maio 4 09:59:23 -03 2009

Armando, é sabido que muitos aplicativos (programas P2P, Torrent, VPNs,
acesso remoto, etc...) alteram algumas configurações do firewall e rede
do windows.

Uma vez eu conversei com uma pessoa que havia montando um servidor web
de testes com o windows XP que era muito lento, até que ele instalou um
programa que "reconfigurou a rede".

A diferença de resposta foi enorme. E muitos destes parâmetros (que tem
limites muito baixos no XP) já estão acertados nas versões Server do
S.O. da Micro$oft.

Lembrem-se: o windows XP e o Vista, apesar de poderem ser usados como
servidor, eles NÃO foram projetados para isto, e na maioria das
situações reais, não há diferença de desempenho com um tempo de resposta
de 200 ms e outro de 800 ms pois no segundo caso, os pacotes serão
maiores (com mais dados)! Resumindo: latência e velocidade são coisas
muito diferentes.

Abraço

Eduardo Jedliczka