[firebase-br] Campo com apenas 2 opções precisa de indice?

Sérgio Alexandre Gianezini sergio_ag em terra.com.br
Qui Dez 3 15:08:40 -03 2009

Para campos desse tipo, eu uso um domain:
CREATE DOMAIN "TBOOLEAN" AS SMALLINT CHECK (VALUE IN (0, 1));

Sendo numerico, 0/1, é interessante porque pode fazer parte de formulas,
caso seja necessário...
Quanto a indices, eu uso a premissa de não criar nada, até o momento que
exista necessidade, deixe o banco crescer, deixe o cliente usar, ai, quando
você nota que algum relatorio ou consulta começa de demorar de modo
'estranho', é revisar o where, e criar o indice de acordo caso seja
necessário... tudo sob demanda...

Criar indices em cada campo não resolve querys complicadas, e geralmente,
são esses caso que demoram...