[firebase-br] Um Gosto do SuperClassic Estável Para Vocês

Douglas Tosi douglasht em gmail.com
Ter Set 30 15:54:00 -03 2008

2008/9/30 Marcelo Fortes <fortes.m em gmail.com>:
> Bom um gostinho do Firebird 2.5 "SuperClassic" (Não Sei por que a
> turma do Firebird ainda  aposta todas as fichas em arquitetura
> sabidamente não escalável como Classic Server mas vamos lá).

Não sei porque o pessoal custa a entender a escalabilidade do Classic,
mas vamos lá.

> Esta funcionalidade habilita o server combinar  vantagens de ambos
> Classic e Super Server. Sendo que cada conexão usa page cache dedicado
> único e processa requisições de conexão em uma thread separada. Assim
> seria similar ao classic server mas sem comer muitos recursos. Pois no
> Classic puro, cada conexão tem seu cache e page size própria, tomando
> muito de memória a cada nova conexão o que não é escalável.

O consumo de memória para cache do Classic e do SuperClassic é
exatamente a mesma.
A economia de memória do SuperClassic está no fato de centenas de
threads serem muito mais leves que centenas de processos.
Dá uma olhada aqui:
http://www.sinatica.com/blog/br/index.php/artigos/firebird-superserver-classicserver-ou-superclassic

> O mais irônico de tudo isso é que quando eu divulguei um software meu
> comercial aqui na lista fui muito criticado por que estava "denegrido"
> o amado Firebird "open source", bem, aí está, um Firebird PAGO e
> COMERCIAL, desenvolvido por gente do próprio Firebird !!! :-D quem
> diria...

O Nicolay Samofatov não trabalha mais para o Firebird.
E sim, o SuperClassic que vai sair no Firebird 2.5 é exatamente o
mesmo da RedSoft, só que adaptado ao fonte do Firebird.
Fora isso, me parece que a RedSoft investiu forte em incluir
criptografia no banco de dados.

A turma aqui no Brasil gosta do Firebird porque ele é grátis mesmo.
Pelo menos é o que parece, visto os dados: A maior base de usuários e
a menor base de doadores. Uma pena.

Douglas Tosi
www.sinatica.com