[firebase-br] Um Gosto do SuperClassic Estável Para Vocês

Magno System magno em speet.com.br
Ter Set 30 14:22:03 -03 2008

Marcelo, estive no 5° FDD e a estrutura do SUPER CLASSIC que sairá no 2.5 é
esta mesmo. E tem mais: se eu não estiver ficando louco (é bem possível que
eu esteja) me parece inclusive que parte do código virá justamente da RED
SOFT.

----- Original Message -----
From: "Marcelo Fortes" <fortes.m em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, September 30, 2008 1:59 PM
Subject: [firebase-br] Um Gosto do SuperClassic Estável Para Vocês

Saudações a todos.
Não Sei se já foi comentado anteriormente isto nesta lista mas vamos lá

Bom um gostinho do Firebird 2.5 "SuperClassic" (Não Sei por que a
turma do Firebird ainda  aposta todas as fichas em arquitetura
sabidamente não escalável como Classic Server mas vamos lá).

Já há algum tempo uma companhia russa a RedSoft desenvolve uma solução
"comercial" baseada no Firebird, Trata-se do Red Database, que já esta
na versão 2.1.
Adivinhem quem está por trás do desenvolvimento? O polêmico e
conhecido Nickolay Samofatov o mesmo quem criou o NBackup para
Firebird e vem desenvolvendo no projeto Firebird já faz muito tempo,
bom o Red DB conta com a idéia do Multi-threading - SuperClassic
server e outras funcionalidades não presentes no Firebird como:

Triggers para eventos globais, Querys Recursivas, Tabelas Virtuais,
Stored procedures Externas (em java?),  Stored procedures e triggers
debugger, Full-text search (acho isso  muito importante e até hoje não
existe no Firebird), Entre muitas outras coisas.

O mais interessante é que a tal arquitetura Super Classic funciona já
nele há um tempo:
Esta funcionalidade habilita o server combinar  vantagens de ambos
Classic e Super Server. Sendo que cada conexão usa page cache dedicado
único e processa requisições de conexão em uma thread separada. Assim
seria similar ao classic server mas sem comer muitos recursos. Pois no
Classic puro, cada conexão tem seu cache e page size própria, tomando
muito de memória a cada nova conexão o que não é escalável.

O mais irônico de tudo isso é que quando eu divulguei um software meu
comercial aqui na lista fui muito criticado por que estava "denegrido"
o amado Firebird "open source", bem, aí está, um Firebird PAGO e
COMERCIAL, desenvolvido por gente do próprio Firebird !!! :-D quem
diria...

Quem quiser fazer um Download e testar existem as Community Edition
(Não sei se tem alguma limitação), apontem para:

http://www.red-soft.biz/en/red_db_released

Não tive como testar se é mais velos que InterBase em máquina com mais
de um processador nem sei se tem algum benchmark ainda para isso.

Marcelo Fortes.