[firebase-br] Sevidor Firebird

Adriano dos Santos Fernandes adrianosf em uol.com.br
Sex Set 12 15:12:26 -03 2008

Stefan Horochovec escreveu:
> Ola Adriano,
>
> Me desculpe, mas essa questao de SO chega a ser bizarra, não podemos hoje em
> dia termos que ficar pensando que sistema operacional o banco irá rodar,
> Windows e Linux são duas "coisas" que estão ai no mercado e eu nem penso em
> entrar no mérito disso.

Independente das duas "coisas" estarem no mercado, são duas coisas
*diferentes*. E quando estamos tratando de performance essas diferenças
importam!

Mas quando o SO começa alterar funcionalidades, realmente é bizarro. Por
exemplo, o MySQL e nomes de tabelas case-sensitive no Linux e
case-insensitive no Linux.

> Com relação aos outros emails dos companheiros da lista. O ClassicServer só
> apresenta problemas como um todo,

Só? :-)

  problemas de cache, deficiencia de
> gerenciamento de recursos do computador, etc. MUITO diferente de Oracle e
> PGSql como aconteceram comparações já na lista.
>
> Não sou defensor de outros bancos, porém, a comparação nesses quesitos o
> firebird perde em qualquer aspectos.

Não é bem assim... Existem difersas configurações e combinações que
podem não ser boas. Por exemplo, tem gente dizendo que o FB 2 ficou
muito mais lento que o 1.5. Parece que é só com processadores Intel. E
tem muita gente que não reclamou...

Outra coisa comum é ver usuários com versões de vários anos atrás
reclamarem sem ao menos testar a versão mais recente.

> Não gostei nada do ClassicServer e não recomendo para ninguem, não podemos
> achar que cada servidor vai ter apenas um usuário mechendo na aplicação ou
> pior, achando que ele só irá usar recursos do tipo "SELECT * FROM TABELA" e
> ainda usando Windows...

Parece que vc não entendeu o que eu tentei passar, mas tudo bem...

> Estou esperançoso que todas essas deficiências que o firebird tem
> apresentando com relação a performance e utilização de recursos da máquina
> se resolvam em sua versão 3.0.

Eu também.

> Por isso no primeiro email eu disse que de fato, não da pra dizer que o
> firebird suporta o SMP, porque se for pra suportar dessa forma causando
> tantos problemas, o melhor é nem usar o recurso e ficar com o Superserver,
> esse sim, melhor na minha humilde opinião.

Se vc não conseguir identificar os motivos dos seus problemas com o
Classic, então o melhor é usar o SuperServer mesmo.

Adriano