[firebase-br] Sugestão com Charset e Collate para Firebird Multiplataforma

Adriano dos Santos Fernandes adrianosf em uol.com.br
Sáb Set 6 15:37:42 -03 2008

Marcelo Geyer wrote:
> Caros amigos,
>
> Desenvolvo aplicativos multiplataforma, com meu ambiente base de
> desenvolvimento voltado para GNU/Linux, C++/QT4 e banco de dados Firebird
> 2.1. Como a maioria sabe, as distribuições Linux, por padrão, vem
> configurado como UTF8 (o que é ótimo!).
> Sendo assim, como desenvolvo multiplataforma, qual a sugestão de uso do
> charset? Tenho utilizado UTF8 e vem me agradado em ambos os sistemas. Estou
> no caminho certo? Posso ter alguma complicação?

1) O ISQL não formata os dados corretamente com UTF-8.
2) Campos do tipo CHAR podem ser retornados com tamanho incorreto (por
exemplo CHAR(2) com length 8)

Adriano