[firebase-br] Off Blob Re: (imagem jpeg) em PHP

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Qui Jan 11 17:39:53 -03 2007

Tudo beleza.
Felizmente foi uma ótima viagem, que me permitiu descansar bastante.
Também estou com boas expectativas para esse ano.
A propóstio, depois me envie por e-mail notícias do ImpExp.

> - Em que ponto você acha que havera fortalecimento do FB,
> já que o usuário final nem faz idéia do que é isso ?

A maior parte dos usuários finais não se importa com detalhes
técnicos, desde que todo o processo de uso de uma aplicação funcione
conforme esperado e ofereça estabilidade e segurança. No entanto, há
os que se preocupam com esses detalhes (normalmente [mal] assessorados
por algum profisional de TI) que querem saber mais sobre a estrutura
da aplicação, como ambiente e linguagem de desenvolvimento,
componentes utilizados, e principalmente banco de dados. Na maioria
dos casos que vivenciei, tanto o cliente quanto o consultor não tinham
muito preparo, e emitiam seu julgamento baseando-se mais na fama de
uma determinada tecnologia do que em suas características técnicas.

Dia desses encontrei um colega desenvolvedor que começou há um ano a
migrar algumas aplicações de Access para Firebird. Perguntei como
andava esse projeto ele disse que adorou o Firebird, e citou várias
características positivas como performance, mas disse-me que após as
primeiras implantações da nova versão foi muito pressionado por alguns
clientes que diziam que não aceitavam trocar um banco conhecido
(Access) por outro do qual nunca ouviram falar (Firebird). E alguns
diziam que haviam conversado com pessoas da área de informática que
disseram que só valia a pena trocar o banco de dados se fosse pelo
Oracle ou pelo SQLServer. Diante disso ele cedeu e adotou a versão
Express do SQLServer, embora tenha considerado o Firebird melhor nos
testes que fez.
Sei que tratam-se de clientes pequenos, e casos específicos, mas a
maioria dos ISVs está focado nesse público, onde a ignorância
técnológica impera.

Portanto, penso que o aumento do uso contribuirá para que o Firebird
se torne mais conhecido, ainda que seja por pessoas que não tenham
conhecimento sobre o assunto, o que facilitará sua aceitação.

> - Ou você aposta que mais desenvolvedores partiram para o FB só porque a
> caixa usa ?

Não só por isso, pois já existem muitos motivos técnicos que
justifiquem a escolha do Firebird como banco de dados. Penso que a
notícia de que está sendo distribuído em uma aplicação que é usada por
milhares de estabelcimentos comerciais em todo o país transmite
segurança e confiabilidade para o desenvolvedor, o que o influenciará
sua escolha.
Mais desenvolvedores adotando o Firebird, me inspira a idéia de uma
comunidade ainda mais fortalecida, o que poderá impulsionar o projeto.

Abraço!
Jeferson Oliveira