[firebase-br] nao consigo logar no linux

Pedro news.pj em gmail.com
Ter Maio 30 10:03:27 -03 2006

Por questões de segurança aplicar um chmod 777 no arquivo do banco de dados
não é recomendado por atribuir a qualquer usuário permissões totais sobre o
referido arquivo. Para apagá-lo, inclusive.

É comum que o firebird seja executado sobre o inetd ou xinetd, e nas versões
mais atuais do linux, e o serviço é configurado através do arquivo
/etc/xinetd.d/firebird ou equivalente.

Neste arquivo é indicado o usuário "dono" do serviço.

Em vez de cometer esta loucura do chmod, faça o detalhado a seguir.

Sabendo este usuário "dono" do serviço, descubra o grupo a que ele pertence.
É comum que o grupo seja o mesmo nome do usuário, mas faça :

groups "dono"

Depois

chown dono,grupo arquivo_do_banco

Certifique-se que o serviço inetd ou xinetd está rodando e tente acessar o
banco de novo. Este procedimento terá que ser feito para todos os arquivos
de banco de dados que vc for utilizar, sempre.

O que vc ganha com essa opção? Segurança.

At,
Pedro.