[firebase-br] seguranca

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Qui Maio 25 13:29:41 -03 2006

Somente complementando...

  Nada de compartilhar/servir a pasta onde se encontra o arquivo de  dados. O Firebird não precisa disso. O acesso do Firebird funciona  diretamente entre o "cliente" e o serviço.

  O seu Servidor tem que ser inacessível. Ninguém pode ter acesso ao  servidor fisicamente (sentar diante dele, logar e copiar arquivos, por  exemplo). E backups devem ser protegidos. Ou para um outro servidor  também inacessível ou para um outro HD no Servidor ou até para um  mídia, desde que este arquivo seja protegido. Na minha opinião,  compactações simples com senha não são totalmente intransponíveis. O  ideal é usar algum tipo de encriptação, com uma chave pessoal.

  Criar servidores inacessíveis tanto remotamente quanto fisicamente, e  métodos de encriptação, é muito fácil com servidores Linux mas pela sua  descrição você não o utiliza (justiceiro).

  Boa sorte e conte conosco!

Kléber Caneva <kdcc em terra.com.br> escreveu:  Concordo com o Eduardo. Quer ter segurança bloqueie qualquer acesso ao
arquivo fisico do banco de dados (e seus backups).

Feito isso é só mudar a senha do usuario SYSDBA, para que ninguem acesse
pelos meios normais com esse usuario.

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Eduardo Jedliczka (TeamFB)"
To: "FireBase"

Sent: Thursday, May 25, 2006 12:52 PM
Subject: Re: [firebase-br] seguranca

Justiceiro,

No fireBird (pelo menos atualmente) não há como excluir o usuário SYSDBA.

Sabendo disso, a forma mais fácil de "roubar" os dados, é copiando a base de
dados (através de um backup) para outro computador que tenha um SYSDBA
conhecido.

Perceba que "disquetes" e "CDs" não são políticas seguras de backup (no
ponto de vista "bisbilhoteiros").

Mídias que permitam acesso apenas mediante senha (ZIP-DRIVE, Servidores FTP,
Servidores secundários protegidos por senha) são muito melhores.

As pessoas geralmente (e infelizmente) não percebem o óbvio...

Se meu servidor não tem senha, e qualquer um usa como ADMINSTRADOR ou ROOT,
que adianta proteger a outra ponta ?

Por outro lado, se meu servidor é extremamente protegido, e eu deixo os
arquivos de backup espalhados pela empresa (notoriamente descompactados, ou
compactados sem senha), onde é que está o SIGILO ?

Mas o pior mesmo é que muitas pessoas nem sabem o que é backup... e Quem
dirá "política de segurança"....

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR