Re: [firebase-br]trocar local fisíco do br da erro?^

Pedro news.pj em gmail.com
Seg Maio 22 11:24:50 -03 2006

Mover o arquivo do banco em uso é realmente bastante arriscado, pq podem
estar ocorrendo operações que não se completem e acabem por corromper o
banco. Melhor parar o banco e aproveitar a situação para fazer um
bkp/restore, que inclusive vai remover a "sujeira" que eventualmente exista
no arquivo.

Por favor me corrijam se eu estiver delirando, mas teoricamente COPIAR o
arquivo poderia ser feito tranquilamente por ser uma operação instantânea
controlada pelo sistema operacional, com ressalvas. Por ser instantânea ( no
sentido de representar o momento da solicitação da cópia independente de
quanto tempo leve pra copiar o arquivo e isso quem trata é o sistema
operacional ) existe o risco de se copiar uma versão já desatualizada do
banco, pois enquanto o arquivo é copiado as coisas estão acontecendo e o
sistema operacional se virando pra deixar cada coisa em seu lugar: a versão
que ele mesmo considerou para copiar, e a real que está sendo utilizada pelo
servidor.

Mas enfim, viagens à parte, melhor fazer o danado do bkp/restore mesmo,
hehehehe... Ou na pressa, parar o  banco e mover ou copiar o arquivo direto
mesmo, assumindo a eventual e por vezes inevitável chiadeira de usuário,
hehehehehe...

At,
Pedro.