[firebase-br] Problemas com TIBConfigService (IBX)

Fernando Lepore sistema em spimarcas.com.br
Ter Maio 16 18:30:07 -03 2006

Olá a todos,

Tenho um componente TIBConfigService que uso para, por exemplo, tornar o banco de dados "on-line":

IBConfigService1.BringDatabaseOnline;

Antes disso, inicializo as propriedades do objeto da seguinte forma:

      IBConfigService1.Protocol   := TCP;
      IBConfigService1.ServerName   := 'SERVIDOR';

      IBConfigService1.Params.Clear;
      IBConfigService1.Params.Add('user_name=' + 'SYSDBA');
      IBConfigService1.Params.Add('password='  + 'masterkey');

      IBConfigService1.DatabaseName := 'C:\SISTEMA\BANCO DE DADOS\BD.FDB';

      IBConfigService1.Active := True;
      IBConfigService1.BringDatabaseOnline;

O problema está na propriedade "DatabaseName". Só funciona se eu colocar o caminho do banco de dados tal qual está no servidor (com o drive "C:").

Se eu colocar o caminho que uso para me conectar ao banco de dados pela estação (que é o certo): 'SERVIDOR:\SISTEMA\BANCO DE DADOS\BD.FDB' ou '\\SERVIDOR\BANCO DE DADOS\BD.FDB' a seguinte mensagem de erro é exibida: "error reading data from the connection".

O problema é que a estação não tem como saber se o banco de dados se encontra no drive "C", "D", "E", "X", "Y" ou "Z" no servidor.

A forma como estou fazendo funcionava bem com Interbase 6 tanto pelo servidor quanto pela estação.

Existe algum outro componente que substitua o TIBConfigService para a mesma função?

D7 + FB 1.5.3 + IBX

Grato,
Fernando