[firebase-br] Ajuda com replicação de bases de dados

Rodrigo A. de Freitas rodrigo em solucoeseinformatica.com.br
Sex Maio 12 11:59:17 -03 2006

Olá Eduardo,

Eu tenho interesse sim em aprofundar mais na questão de um replicador
que consuma menos largura de banda, pois esse é um dos pontos onde estou
travado. Eu tenho que desenvolver rotinas de replicação para dois
clientes. Um deles, é uma grande indústria, com várias plantas de
fabricação pelo país e no caso deles, largura de banda não é problema,
eles facilmente podem disponibilizar links de 1 ou 2 mbps para essa
finalidade.

O problema é com o outro cliente, uma fazenda. No local onde eles estão
instalados, a única forma de conexão disponível em banda larga é via
satélite, que é extremamente cara (embora eles já possuam instalada) e
não alcança velocidades satisfatórias, sem contar os inúmeros problemas
para se trabalhar com proxies e os protocolos malucos da embratel.

Há alguns dias eu venho pensando exatamente nisso: desenvolver um
webservice ou trabalhar com uma mid-tier em PHP e me encarregar de fazer
a replicação por conta própria, usando triggers e procedures, mas a
falta de tempo crônica pra isso me impede de aprofundar mais no assunto.

Seria interessante discutirmos aqui soluções para esse problema, creio
que todos nós que estamos enfrentando problemas com os replicadores
seríamos beneficiados.

Abraço!

Rodrigo A. de Freitas
Análise e Desenvolvimento
-----------------------------------
Soluções & Informática
www.solucoeseinformatica.com.br

Eduardo Jedliczka (TeamFB) escreveu:
 > Bom, deixa eu dar o meu pitaco...
 >
 > Durante o estuda da minha pós em banco de dados, estudei muito sobre
 > replicação de dados, este foi minha primeira tentativa de tema para a
 > monografia!!!
 >
 > Descobri, que a maioria dos bancos tidos como "grandes" possui
ferramentas
 > internas de replicação e/ou auditoria. Coisas estas inexistentes no
FB, mas
> [...]
ou até
 > mesmo um "protocolo leve" via ASP ou PHP, isto sem citar acesso
remoto via
 > 4 camadas. (banco origem -> servidor web c/ php ou aplicacao
servidora ->
 > aplicação cliente -> banco destino )
 >
 > Só que nenhum dos replicadores que eu estudei foram projetados para
 > trabalhar com pouca largura de banda.
 >
 > Se desejarem conversar sobre uma possível abordagem, posso escrever algo
 > mais detalhado (e publicar em algum lugar mediante ajuda do Mestre
Cantu).