Re: [firebase-br] Ajuda com replicação de bases de dados

Sex Maio 12 10:54:24 -03 2006

Bom, deixa eu dar o meu pitaco...

Durante o estuda da minha pós em banco de dados, estudei muito sobre
replicação de dados, este foi minha primeira tentativa de tema para a
monografia!!!

Descobri, que a maioria dos bancos tidos como "grandes" possui ferramentas
internas de replicação e/ou auditoria. Coisas estas inexistentes no FB, mas
possíveis de implementação mediante algum "trabalho".

bom, de forma resumida, qualquer replicador tido como "EFICIENTE" trabalha
com triggers para alimentar as tabelas "sombra", ou seja, duplicando o banco
local em outras tabelas contendo apenas os registros inseridos, alterados e
excluidos.

depois disto, ha um programa que lê as tabelas sombra em um banco e executa
estas operações em outro banco.

Se você for fazer isto pela web, funcioná sem problemas. O único senão, é
que o firebird possui um protocolo muito pesado, ou seja, quase que
impraticável. Mas dá para contornar utilizando WebServices, WebSphere ou até
mesmo um "protocolo leve" via ASP ou PHP, isto sem citar acesso remoto via
4 camadas. (banco origem -> servidor web c/ php ou aplicacao servidora ->
aplicação cliente -> banco destino )

Só que nenhum dos replicadores que eu estudei foram projetados para
trabalhar com pouca largura de banda.

Se desejarem conversar sobre uma possível abordagem, posso escrever algo
mais detalhado (e publicar em algum lugar mediante ajuda do Mestre Cantu).

Mas gostaria de afirmar que não sou dono da verdade, e que nesta lista há
pessoas muito mais hábeis e versadas em replicação do que eu, que poderiam
contribuir grandemente neste assunto.

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR