[firebase-br] FIREBIRD e DB2

Pha lista em pha.com.br
Qua Maio 10 09:11:45 -03 2006

O DB2 é um excelente banco de dados como o FB tambem é, as SPs são
parecidas como a do FB.

Aqui na empresa utilizamos o DB2 para AS400, e não temos problemas, a
manutenção é praticamente zero, e não há necessidade de interferencia do
DBA.

Acho que este assunto já está meio off, não da para dizer qual banco de
dados é melhor, a sua necessidade, o seu conhecimento e o seu cliente é
quem vai determinar a escolha.

Acho que o MSSQL e a Oracle devem se preocupar mais do que o FB, pois o
DB2 não perde em nada para o MSSQL e Oracle.

Já o FB tem algumas vantagens (muitas formadas de acesso principalmente
direto, simplicidade, varios utilitários e muita documentação e ajuda
espalhada pela rede)

A unica coisa que sinto falta no DB2, é o comando FOR SELECT do FB, ele
tem as tabelas temporarias e retorna cursores, mais para alguns caso onde
o retorno não é uma tabela o FOR SELECT é muito melhor.

O DB2 tem recursos e funcoes que o FB ainda não tem, mais os principais já
existem no FB 2.0, como subselects e joins com selects.

Paulo Henrique Albanez
VirtualSystem Informática Ltda
Nova Odessa / SP - Brazil
Membro do TeamFB (FireBase)