Re: [firebase-br] Coleção Info

Fabio clicklist em gmail.com
Seg Mar 27 17:57:40 -03 2006

Carlos

Recebi a Coleção Info sobre banco de dados... Acho que a avaliação da Info
Exame é de Leigos para Leigos... Na verdade o Firebird teve uma avaliação
ruim por ter poucas ferramentas de apoio distribuídas junto ao pacote. Tanto
que na avaliação, o ponto contra foi "Depende de aplicativos de terceiros
para a administração". Também, as 3 notas mais baixas (6,5) foram para
gerenciamento (motivo acima) Instalação: "Bem traduzida, mas com longas
explicações que precisam ser lidas" e  Segurança: "Não tem criptografia".

Não parece opinião de leigos? Afinal, criptografia é coisa que depende do
software que se usa (Java .Net, etc) e além do mais provalvelmente se usará
algoritmos comuns e públicos (SHA, TripleDES, etc). Quanto a Gerenciamento,
acho até o contrário, que Firebird tem mais opções que os outros BDs (eles
citaram até o FlameRobin, mas dizem que "no futuro deve fazer parte do
pacote, mas seu desenvolvimento ainda está em estágio inicial."). Destaco a
observação idiota da Info Exame quanto à instalação do Firebird, que recebeu
pontos negativos por ter "longas explicações que precisam ser lidas".
Afinal, se não precisa ser lida, para que está lá? E se o Firebird não
tivesse tais explicações e o cara que está instalando fizer uma burrada, e
ainda culpar quem criou o Firebird???

No fim das contas, ainda bem que não avaliaram o MS Access, era arriscado
darem uma nota maior para eles...

Bem, ao menos o Firebird foi citado, ganhou 4 páginas e saiu com status de
ser "Feito para aplicações de médio porte, com baixo custo de manutenção".

Só para deixar bem claro o quanto o Infolab é leigo (ou mandou leigos
fazerem o trabalho) o ponto positivo do Firebird foi "Contar com recursos
poderosos, como views, transações concorrentes e gatilhos, enquanto o MySQL
só trouxe esses recursos na 5.0, mais recente". Sinceramente, na minha
opinião esses são recursos BÁSICOS num banco de dados relacional (Eu acho
que o MySQL até antes do 5.0 nem era banco...). Na verdade eles nem
avaliaram o Firebird, só compararam com o MySQL...

É isso aí. Abraços a todos
Fabio