[firebase-br] Servidor Firebird no Linux / Terminais Windows....

Sáb Jun 17 20:14:57 -03 2006

Já me deparei com uma situação assim num SlackWare 10.

Por alguma razão que até hoje eu desconheça (mas tenho minhas teorias), após
instalar o FireBird descobri que a senha do SYSDBA NÃO era masterkey.

Como eu descobri ? Entrei no ISQL digitei Connect blablabla e tive esta
mensagem ai em baixo.

Por sorte havia um script (bash) na pasta do fireBird que permitia trocar a
senha do SYSDBA (desde que se soubesse a senha antiga) e lá fui eu trocar a
senha. Troquei de "masterkey" para "masterkey" (estranho não ?) e após
entrar no ISQL a base estava totalmente acessível.

Como disse que tenho minhas teorias, vou citar um caso que me ocorreu em
windows... após um pico de luz o banco não conectava de forma alguma. Depois
de "elogiar" a qualidade do equipamento, e do Sistema Operacional, descobri
que o tamanho do arquivo de senhas do Banco estava com tamanho alterado.
"matei" o banco, copiei o arquivo de outra máquina, iniciei o banco e
FUNCIONOU.

Já escutei alguns casos de pacotes Linux com problemas de adulteração, ou
problemas de CheckSum (Santo Download da Internet Batman!) mas nunca tinha
sentido o estrago na pele.

Para concluir, esta máquina com SlackWare NÃO estava em rede e não tinha
acesso à disquetes, não dava para copiar o arquivo (de forma simples) de
outro lugar ...

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR