[firebase-br] Firebird ODBC

Murilo Bento murilo em cprinformatica.com.br
Qua Jun 14 15:24:50 -03 2006

Ai é qu está o problema, quase tudo está perfeito, tanto que agora pouco eu
consegui criar um instalador pro ODBC totalmente a parte, onde eu coloco as
DLL's onde elas são necessárias e instalo o driver, mas ai é que surge o
problema, se eu entrar no Painel de Controle e tentar criar ali manualmente
a conexão com a minha base, ela funciona, tudo direitinho, mas na hora de
executar a conexão pelo instalador ele da erro, dizendo que o driver não
consegui estabelecer a conexão.

estou usando as bibliotecas FBCLIENT.DLL, GDS32.DLL e MSVCR71.dll, estas eu
coloco no pasta System ou System32 (depedendo do Windows), calro também
coloco ali as outras 4 DLL's do firebird ODBC (com relação a isto está Ok, a
forma como deve ser realiza a instalação eu olhei no próprio fonte do ODBC),
e depois executo a conexão, mas o erro só ocorre no Win98.

Minha Conexão está assim:

var
  Conexao  : Variant; //por se tratar do Inno parce que se declara assim
begin
  Conexao := CreateOLEObject('ADODB.Connection');
  Conexao.CursorLocation := 3;
  Conexao.ConnectionString :='DRIVER=Firebird/InterBase(r) driver;
UID=SYSDBA; PWD=masterkey; DBNAME=' + txtNomeServidor.Text + ':/' +
txtCaminhoServidor.Text;

  try
     Conexao.Open; //Tento abrir a conexão, é aqui que dá o erro
  except
    Result := False;
    CoFreeUnusedLibraries; // Li algo sobre este comando ter de ser
utilizado para liberar o que não é mais utilizado com relação ao
CreateOLEObject
    Exit; // Não executa o resto dos comando da procedure
  end;

PS. A minha base está em um servidor linux.

"Silvio Ribeiro" <silviojgfr em gmail.com>
escreveu na mensagem news:e6pep1$81u$1 em sea.gmane.org...
Olá Murilo,

Nunca fiz instalado com o inno para o FB, nem usei com ODBC, mas ja
botei em rede mista (win2003, XP e 98).

Aqui comigo, em testes, funcionou apenas colocando a GDS32.DLL ou o
FBCLIENTE.DLL junto com o executavel do programa nos clientes (dependia
dos commponentes de acesso q eu utilizei no delphi).

Ja no servidor tinha o FB Server instalado, mas nao testei sem ele nao.
Nao sei se só com a DLL funciona tb. Creio q nao.

O q vc pode fazer no inno, eh antes de instalar seu programa, ele
instalar o FBServer primeiro (tem q ver no manual do FB os parametros de
execucao para saber qual linha de comando usar pra instalar direto).

E nos clientes apenas copiar essas DLL pra pasta do programa.

Repito que o recomendado eh instalar a versao cliente (pode ser a
minima) nas maquinas clientes pois assim garante q os arquivos
necessários estaão nos locais adequados.

Espero ter ajudado,

Silvio Ribeiro