RES: [firebase-br] Descrição do campo na Tabela

Rubem Rocha rrocha em fpf.br
Seg Jan 31 17:34:51 -03 2005

No ato da criação da tabela, não dá pra fazer! Não tem como! Só depois, com a seguinte sentença SQL:

update RDB$RELATION_FIELDS
set RDB$DESCRIPTION = '<descrição_do_campo>'
where (RDB$RELATION_NAME = '<nome_da_tabela>') and
(RDB$FIELD_NAME = '<nome_do_campo')

Agora, pra poder valer a descrição do campo, provavelmente o serviço do banco tenha que ser reiniciado, pois isso nada mais é do que uma alteração nos metadados do BD!

[]s

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Caio Oliveira
Enviada em: segunda-feira, 31 de janeiro de 2005 16:16
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: [firebase-br] Descrição do campo na Tabela

Olá Pessoal,

Alguém pode me dizer como faço para incluir uma descrição para cada
campo da tabela no ato da criação da mesma?. Algo como no exemplo abaixo:

CREATE TABLE TABELAEXEMPLO
( CODIGO CHAR(5) "Codigo do Item",
   DESCRICAO VARCHAR(100) "Descrição do Item na Tabela"
);

Eu uso o comando abaixo para inserir essa descrição depois de criada a
tabela:

Update RDB$Relation_Fields set RDB$Edit_string = 'Codigo do Item'
      where RDB$relation_name = 'TABELAEXEMPLO' and RDB$field_id = 0;

Sds,