[firebase-br] duvida em select

Hernando mecanvpcusto em mecan.com.br
Seg Jan 31 17:18:47 -03 2005

boa tarde a todos

estou tentando executar o select abaixo, mas não estou recebendo o
resultado esperado nas clausulas do sum. tentei usar

sum(subtotpreco) as precototal    e    sum(pesosubtot) as pesototal
neste caso da erro de coluna não conhecida, mas pelo exemplo abaixo não
é feita a somatoria corretamente o resultado mostrado é somente a
multiplicacao entre parenteses sem soma-las.
qual é a sintaxe correta?

select g.idproduto, g.descricao, f.cdcomponente, f.quantidade,
f.quantidade * j.preco as subtotpreco,
f.quantidade * a.peso as pesosubtot,a.descricao, a.peso,
j.preco, sum(a.peso * j.preco) as valortotal,
sum(f.quantidade * a.peso) as pesototal
from produto g left join comproduto f on (f.idproduto=g.idproduto)
left join componente a on (a.cdcomponente= f.cdcomponente)
left join materiaprima j on (j.cdmateria=a.cdmateria)
where g.idproduto = 10002 and f.cdcomponente = a.cdcomponente and
a.tipoatualizacao = 1
group by   g.idproduto, g.descricao, f.cdcomponente, f.quantidade,
j.preco , a.peso ,a.descricao

desde já agradeço.

hernando.