[firebase-br] Travamento do BD

Josauro S.J. josauro em casasoft.inf.br
Seg Jan 24 10:23:04 -03 2005

Fernando

A sua queda de performance pelo que voce explicou, não esta ligado a transação mas provavelmente na estrutura do seu sistema, transação não são tão problematicas de ficar ou não abertas por algum tempo, o problema é quantidade de transações no BD, principalmente transações que não tenham sido finalizadas adequadamente com commit, (Mesmos as finalizadas com RollBack, se muitas começam a causar problemas de performance no BD).
Quanto a ordem de fechar as transações, tanto faz elas são independentes uma da outra, não existe isso de principal e secundaria, o que voce tera que verificar são as integridade dos dados, quando um dado for commitado.

Josauro S.J.
Diretor
josauro em casasoft.inf.br
----- Original Message -----
From: fernando
To: FireBase
Sent: Monday, January 24, 2005 9:04 AM
Subject: [firebase-br] Travamento do BD

Bom dia Pessoal!

Estou tratando novamente de um problema de travamento do BD firebird...Tenho uma aplicação onde dispara uma rotina que faz várias consultas em praticamente todas as tabelas do meu sistema(30 tabelas) e uso SELECTs com JOINs, e ocorre o travamento do BD ou a degradação de performance. Ocorre que da 1ª vez vai tudo OK, mas da segunda é visual a perda de performance. Fiz algumas mudanças no meru código, onde não deixo as transações abertas, por muito tempo. Estou utilizando a propria "query" que me retorna dos processos ditos acima(SELECT/JOIN), sem utilizar o Client, pois, qdo o utilizo trava totalmente a minha aplicação, e com a "query", ocorreu a degradação da performance. Já havia postado esta mensagem a uns 2 , meses atrás e o que o pessoal me respondeu, foi p/ que verificasse se não havia nenhuma transação aberta sem fechá-la ou aberta por muito tempo, eu no inicio do meu processo, verifico se tem alguma transação ativa, pois, como o processo perde performance da 2ª vez em diante, poderia ter alguma aberta, mas não há. Tentei mexer em algumas configurações do BD, mas não obtive sucesso... Alguém tem mais alguma idéia?

Grato,

Fernando.
MicroMassi Consultoria & Sistemas
Fone: 11-4432-0055 - Ramal : 21