[firebase-br] OFF TOPIC - Composição de Preços / Cálculo de Custos

Hernando mecanvpcusto em mecan.com.br
Sex Jan 21 08:23:34 -03 2005

OI nilton

olha já tem um bom tempo que estou fazendo um pequeno programa pra faz
somente calculo de custo, já posso te adiantar que cada empresa tem a
sua forma, mas na maioria dos casos o que vc tem é: operações internas
e/ou externas, materias primas, perdas, depreciação de maquinario, então
para uma grande parte das empresas o preço de custo é:

materia prima + mão de obra + depreciação do maquinario+perdas(plano de
corte, etc) = preço de custo

já o preço de venda  seria:   preço de custo  /ou * pelo mark-up uns
preferem multiplicar outros dividir, o mark up seria uma variavel onde
vc tem todos os impostos + custo fixo(rateio) + margem de lucro = preço
de venda.

mas coisa não é só isso tem algumas questoes de contabilidade a serem
analisadas por exemplo: qual a forma de arrecadação de impostos da
empresa? simples, epp, debito e credito, etc. isso faz muita diferença
no calculo pois se a empresa trabalha com debito e credito por exemplo
dependendo do fornecedor te gera um credito para icms, pis e cofins, ou
seja, o preço da materia prima não é o preço de compra na pratica é um
valor menor "para efeito de custo".
posso te adiantar que vc vai ter que ter umas noções de contabilidade
pra fazer o q vc tá querendo. mas acho que já dá pra vc se nortear pelas
colocações que fiz.
eu na verdade comecei a me interessar pelo firebird por causa desta
minha necessidade, pois eu não atuo na area de informatica, acho que vc
vai ter mais dificuldades na parte burocratica da  coisa do que na
programação propriamente dita.

espero ter ajudado

hernando.