Re: [firebase-br] OFF TOPIC - Composição de Preços / Cálculo de Custos

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qui Jan 20 17:22:17 -03 2005

Este assunto é complicado...

existem várias escolas, algumas trabalham com custo de aquisição médio,
outras com custo diluído (hora, produto), outras com previsão/meta de
faturamento, etc... Há quem até dilua o custo do valor do estoque parado,
comparando ao rendimento deste dinheiro aplicado numa instituição
financeira.

Entre em contato com o Sebrae, eles tem uma apostila muito boa sobre
composição de custos, mas não sei se eles vendem, aqui (no Norte do Paraná)
ele dão a apostila para quem faz um treinamento de 2 semanas (8 noites).

Outra alternativa é conversar com o(s) possível(is) cliente(s) do seu
software, e ver como eles trabalham, mas já lhe adianto, a maioria pega o
preço de custo e aplica uma porcentagem arbitrada e nem sabe se tem lucro ou
prejuízo.

[s]

Eduardo Jedliczka
GeraSoft Informática