[firebase-br] Algumas leves duvidas :-)

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Qui Jan 20 19:38:45 -03 2005

Cara qualquer linguagem que possa a vir a fazer acesso
  à API do InterBase / Firebird, sugiro que olhe no
site da IBPhoenix e cheque por uma biblioteca que tem
disponível em C ou C++ não me lembro, que facilita as
chamadas para os métodos "ISC_".

Não conheço o PowerBuilder, (é que nem Visual Basic
né?)
A ponto de afirmar com segurança.

Mas você pode até mesmo criar o banco usando a
biblioteca IBX, IBO, FIB+, Zeus ou UIB  basta passar
as instruções SQL "CREATE DATABASE Base.fdb..." e tal

Com java o mesmo.