[firebase-br] Indices no FireBird

Jorge Henrique Aguiar jorginho em tauruslocacoes.com.br
Qua Jan 19 10:54:13 -03 2005

Sim.
Se vc indexar um campo e fizer uma consulta nele, o FB automaticamente usará
o indice, mas cuidado com o comando Like pq ele só funcionára com o % à
direita, a esquerda e dos dois lados ele não usa o indice.

Exemplo:

select Id,Nome from clientes where nome Like "JOAO%" - aki o indice é usado
select Id,Nome from clientes where nome Like "%JOAO" - aki o indice não é
usado
select Id,Nome from clientes where nome Like "%JOAO%" - aki o indice não é
usado

Dependendo do tamanho da tabela pode levar tempo pra fazer a consulta onde
os indices não são usados. Para ganhar um folego extra armazene os dados em
letras maiusculas, assim sua consulta fica mais rapida.

Para criar indices use o comando CREATE INDEX
----- Original Message -----
From: "José Augusto (Guto)" <j.augusto.lima em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, January 19, 2005 1:04 AM
Subject: [firebase-br] Indices no FireBird

Quando eu trabalhava com Access eu tinha uma opção para indexar alguns
campos da tabela (indexado - sim ou não). Dessa forma as consultas
utilizando o comando Like (sql) ficavam mais rápidas quando o banco ja
estava muito cheio.
.
O fireBird é provido de um recurso similar ou melhor que o citado
acima? Qual e como fazer?
.