[firebase-br] Posicao do registro IBO x Firebird

Jorge Henrique Aguiar jorginho em tauruslocacoes.com.br
Ter Jan 18 09:15:09 -03 2005

Estou percebendo que vc tá usando a sistematica do clipper ainda!
O FB tem recursos muito melhores para fazer esse tipo de operação.
Não use goto, nem recno, nem nada disso.
Ao invés disso crie indices, use as função sum() para recalcular os
anteriores, etc.
No mais, vc pode construir uma storedprocedure e aciona-la por um trigger e
não
precisa fazer nada dentro do seu programa para recalcular saldos.

[]´s

----- Original Message -----
From: "RAMJ SISTEMAS & CONSULTORIA" <jubrovolski em yahoo.com.br>
To: "'FireBase'" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, January 17, 2005 9:06 PM
Subject: [firebase-br] Posicao do registro IBO x Firebird

Caro Jorge e demais colegas

Talvez você possa me ajudar. Tenho uma tabela movcaixa, onde em cada
registro preciso colocar o saldo atual. Ex:

Reg. Sinal Data Valor Saldo
001 C 31/12/2004 100.00 100.00
002 D 01/01/2005 30.00 70.00
003 D 01/01/2005 10.00 60.00
004 C 03/01/2005 30.00 90.00
005 D 03/01/2005 15.00 75.00

Até ai tudo bem, porém caso o usuário, por algum motivo precise inserir um
lançamento no dia 02/01/2005 eu preciso que ele recalcule o saldo das datas
subsequentes.
Daí o problema, quando insiro um novo registro, ele vai para o final ( no
caso reg. 006 ). Utilizo a mudança de ordem ( orderingitemno = 2 -> por data
) e volto até o ultimo dia anterior a data do novo registro ( no caso o
lançamento reg. 003 01/01/2005 ) e recalculo daí para frente ). Ao
recalcular, preciso que ele volte para data do ultimo registro inserido ( no
caso ele irá colocar o novo registro entre reg. 003 e 004. É esta a
necessidade, como guardar a posição do registro nesta select específica.
Tipo um GoTo do Clipper.
Há outra solução mais prática para esta situação? Me sugeriram usar Store
Procedure, mas não tenho idéia de como fazer. Caso venho a usar a Store
Procedure, como ficaria ? Teria que executá-la a cada lançamento? Uma luz
por favor.

Reuber