[firebase-br] Posicao do registro IBO x Firebird

Eliomar eliomar em promediconet.com.br
Ter Jan 18 08:28:21 -03 2005

Quando que vc vai precisar de ver o campo saldo?
Se for em realtório então vc não precisa guardar o valor
do saldo... Você  iri calcular o saldo na hora o que vc
poderia fazer em Store Procedure. Eu faria assim bem mais
tranquilo.

Agradecido.
Eliomar,
ICQ - 167715482
Soft-Data Softwares Administrativos
hptt://www.promediconet.com.br

------------- Segue mensagem original! -------------

De: "RAMJ SISTEMAS & CONSULTORIA" <jubrovolski em yahoo.com.br>
Data: Mon, 17 Jan 2005 20:06:40 -0300
Para: "'FireBase'" <lista em firebase.com.br>
Assunto: [firebase-br] Posicao do registro IBO x Firebird

Caro Jorge e demais colegas

Talvez você possa me ajudar. Tenho uma tabela movcaixa, onde em cada
registro preciso colocar o saldo atual. Ex:

Reg.	Sinal	Data		Valor		Saldo
001	C	31/12/2004	100.00	100.00
002	D	01/01/2005	 30.00	 70.00
003	D	01/01/2005	 10.00	 60.00
004	C	03/01/2005	 30.00	 90.00
005	D	03/01/2005	 15.00	 75.00

Até ai tudo bem, porém caso o usuário, por algum motivo precise inserir um
lançamento no dia 02/01/2005 eu preciso que ele recalcule o saldo das datas
subsequentes.
Daí o problema, quando insiro um novo registro, ele vai para o final ( no
caso reg. 006 ). Utilizo a mudança de ordem ( orderingitemno = 2 -> por data
) e volto até o ultimo dia anterior a data do novo registro ( no caso o
lançamento reg. 003 01/01/2005 ) e recalculo daí para frente ). Ao
recalcular, preciso que ele volte para data do ultimo registro inserido ( no
caso ele irá colocar o novo registro entre reg. 003 e 004. É esta a
necessidade, como guardar a posição do registro nesta select específica.
Tipo um GoTo do Clipper.
Há outra solução mais prática para esta situação? Me sugeriram usar Store
Procedure, mas não tenho idéia de como fazer. Caso venho a usar a Store
Procedure, como ficaria ? Teria que executá-la a cada lançamento? Uma luz
por favor.

Reuber