[firebase-br] ac/Cantu integridade refencial declarativaxtriggers?

Carlos Fernando von Groll mameluke em pop.com.br
Qua Jan 5 20:44:01 -03 2005

Participo da opinião do colega Josauro, tanto pelos motivos que justificam sua
posição, como pelo que vou tentar explanar:

Todas as tabelas dos bancos que modelo utilizam como PK um INTEGER.

Agora vem a questão...

Tomemos como exemplo uma tabela de produtos, na qual é indicado também o
identificador do fornecedor e/ou fabricante.

Agora suponhamos que seja necessário uma outra tabela, na qual seja especificada a
composição de determinados produtos, com components do mesmo fornecedor e/ou
fabricante do produto composto. Para assegurar que um produto seja composto de
outros do mesmo fabricante e/ou fornecedor, e utilizando apenas FK, seria
necessário criar uma UNIQUE KEY na tabela de produtos, composta do identificador do
fornecedor e/ou fabricante e do identificador do item propriamente dito, e fazer a
referência na tabela de compostos. Para isso se torna necessário incluir também, na
tabela de compostos, o identificador do fornecedor e/ou fabricante, o que é
redundante. Tudo bem! Isso funciona. E funcionaria em tantos níveis de integridade
quantos fossem necessários. Só que, no mínimo, uma tabela no quinto nível de
integridade, teria cinco campos chave, além da PK.

A única maneira de eliminar essa redundância, seria através de triggers.

Então, um pouco aos gregos... outro tanto aos troianos...

Cada caso é um caso!

Não sei se consegui vender meu peixe com clareza.