[firebase-br] ac/Cantu integridade refencial declarativaxtriggers?

Josauro S.J. josauro em casasoft.inf.br
Qua Jan 5 19:43:34 -03 2005

Sem problemas Renato, acho valido todas as opniões a minha estou formando por conhecimento adquirido com os colegas e leituras.
O que ocorre é que FK cria um indice a mais em seu banco de dados e se vc tiver que manter um indice so para fazer essa integridade, tenho lido que não vale a pena pelo fato de que indice deve se criar o minimo possivel, e sempre com o bojetivo que sejam necessario onde as consultas sejam otimizadas com ele, usando se mutio as FK podemos criar indice duplicados o que é uma pessima coisa para o FB.
Criar uma FK para fazer referencia a uma tabela onde a incidencia de registros duplicados seja muito grande, não adiantara nada o indice, imagine o cadastro de clientes, com FK para uma tabela de Pais, onde todos estao como Brasil, o que adiantara o indice ? so peso de manutenção.
Alem de que FK engessam um pouco o BD na hora de alguma necessidade, de manutenção nos dados, trigger podem ser ativada/desativadas.

Entao como gosto das FK e gosto das trigger, faço os dois usando conforme disse, quando for util para agilizar a busca de dados uso FK, se for so para validação faço uma trigger. Fiquei com poucas FK no BD, e com uma boa administração das minhas integridades.
(Logico cada um tira suas conclusões, eu mesmo, ja usei muito uma e pouco outra dos dois lados, hoje achei o equilibrio para minha forma de desenvolvimento.)

Grande abraço e me posicione a respeito de suas idéias.

Josauro S.J.
Diretor
josauro em casasoft.inf.br
----- Original Message -----
From: Renato Bermudo
To: FireBase
Sent: Wednesday, January 05, 2005 6:02 PM
Subject: Re: [firebase-br] ac/Cantu integridade refencial declarativaxtriggers?

Caro Josauro, vc diz na sua opinião que não se deve usar FK apenas como
integridade referencial? Por que não?
No meu entender, uma das garantias de manter a integridade dos dados é via
FK e não correr riscos de escrever uma trigger errada e acabar fazendo uma
besteira no banco.
Não leve isso como uma crítica, eu faço da forma que citei e gostaria de
saber o motivo que se leva em criar uma trigger que vai fazer o mesmo
trabalho de um FK.