[firebase-br] duvidas sobre desempenho

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qua Abr 6 08:23:48 -03 2005

Samuel,

Muitas coisas são por questão de gosto e praticidade, claro que algumas
(minoria) delas melhoram a performance, mas geralmente se sacrifica
ligeiramente a performance do banco para ter um resultado mais "trabalhado".

Campos calculados servem não só para facilitar a vida, mas para tornar o
select mais limpo.

Exemplo: Select CodProduto, Nome, Quantidade, Preco from Estoque.

Você pode fazer o total:
a) no aplicativo cliente. (é muito difícil né ?)
b) acrescentando um (Quantidade * Preco) as Total
c) criando um campo total computed by (Quantidade * Preco)
d) criando uma view com a solução b.

Outro exemplo:

Temos um campo blob (texto memo) num aplicativo, e para resolver os
problemas de exibição num DBGrid (sem contudo trazê-lo no select), foi
criado um campo computed by para retornar os 60 primeiros caracteres do
blob.

Mas no geral, não sou muito adepto à Computed By ou views, mas tem coisas
que sofremos muito sem eles.

[s]

Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática