[firebase-br] Dúvida com um driver DBX

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Sex Abr 1 01:02:14 -03 2005

Este é muito bem falado, mas não resolvemos nada ainda
Nossa realidade é que, quando começamos a migrar do PARADOX
para qqr outra coisa, nos pareceu um céu ficar independente
de qualquer banco de dados e poder trocar a qualquer momento.

Bem, a experiência nos mostrou que apostamos certo no FireBird
(na época o MySQl era mais bem cotado), mas para se manter
compatível com qualquer BD teríamos que abrir mão do melhor de
cada um e ficar só no trivial simples compatível com todos.

Ainda paira no ar aquela coisa de alguns clientes exigirem que
a gente rode SQL Server ou Oracle em função deles terem pessoal
capacitado nestes BDs, porém, até agora, o argumento que o FB é Free,
bom pra cachorro, fácil de usar e configurar e a credibilidade
que o FB goza na comunidade internacional têem sido suficientes para
não termos que mudar.

Posto isso, ficam algumas questões:

1. As próximas versões Delphi/Driver Interbase não devem continuar
compatíveis com FB;
2. O próprio FB está se distanciando do IB e ele mesmo não deve ficar
compatível com a Borland
3. A realidade do Driver da UIB já relatei
4. Estão surgindo vários outros projetos como MDO e outros, que, por
serem específicos do FB, supôem compatibilidade com versões futuras. Os
próprios componentes UIB não DbExpress parecem ser muito bons;
5. Por mais que eu não tenha o que falar do DbExpress hoje, espera-se
que componentes de acesso nativo possam se benficiar melhor do FB;
6. A estruturação que fizemos no Sistema utilizando sempre
ClientDataSets e centralizando em DMs visando 3 camadas, já é suficiente
  para trocarmos tanto de Banco como componentes de Acesso

Então, caro amigo, achamos que estamos sofrendo por antecipação de uma
possível troca que talvez não aconteça e, se acontecer, não será o
DBExpress quem irá nos poupar trabalho de reescrever um catupilhão de
código SQL para conseguir a melhor performance do novo BD.

É isso aí. Espero que isso sirva de subsídio para quem está indeciso.

[]s a todos, Eduardo