Guia de Migração para o Firebird 5
Firebird 5.0
Apesar de não ter mudanças radicais na sua engine, nem novos tipos de dados, o Firebird 5 trouxe grandes melhorias no otimizador e na otimização de tarefas como backup/restore, criação de índices e sweep. Nos dias atuais, onde as bases de dados crescem cada vez mais, essas mudanças são muito bem vindas e prometem deixar a vida do desenvolvedor um pouco mais fácil.
Para quem já tem o Guia de Migração para o Firebird 4, o Guia de Migração para o Firebird 5 inclui conteúdo adicional, como um capítulo dedicado às novidades do otimizador do Firebird 5, e também material sobre a ferramenta Firebird Performance Comparer.
Porque um Guia de Migração?
Especialmente para quem está usando versões anteriores ao Firebird 4.0, a migração para o Firebird 5 exige bastante atenção e pode conter inúmeras "pegadinhas".
O Guia de Migração para o Firebird 5 é um livro para ajudar todos aqueles que utilizam versões legadas do Firebird e desejam migrar para a versão 5, apontando questões que requerem atenção especial, dando dicas na configuração de parâmetros, comentando possíveis problemas e, obviamente, guiando no processo de instalação da nova versão e migração de uma base de dados já existente para o Firebird 5.
O que esse guia não é? O Guia de Migração não aborda mudanças na PSQL, criação de plugins, novos recursos e outras alterações que não estejam diretamente relacionadas ao processo de migração de uma base de dados/servidor para a versão nova. Para essas outras questões, os usuários poderão recorrer ao Release Notes, ou mesmo ao Language Reference Guide oficial (em inglês).
Como posso conseguir meu Guia de Migração para o Firebird 5?
O Guia pode ser adquirido em formato eletrônico (PDF) pela loja on-line da FireBase.
Encontrou um erro?
Caso tenha encontrado algum erro no livro, encaminhe para o email livro @ firebase.com.br para que possamos corrigir e incluir nas erratas.