[firebase-br] O que vc quer ver no Firebird 6?

Mário Reis mariodosreyx em gmail.com
Quinta Março 28 11:03:16 -03 2024

"OLAP-Online Analytical Processing." Bem seria excelente,mas há questões,
igualmente, importantes, senão mesmo prioritárias por resolver.
Como a validação da integridade referencial imediata ou deferida. Exemplo:
CREATE TABLE tabela_a (
    id SERIAL PRIMARY KEY,
    -- Outras colunas
);

CREATE TABLE tabela_b (
    id SERIAL PRIMARY KEY,
    tabela_a_id INTEGER,
    -- Outras colunas
    CONSTRAINT fk_tabela_a_id FOREIGN KEY (tabela_a_id)
        REFERENCES tabela_a(id)
        *DEFERRABLE INITIALLY DEFERRED*
);
Neste caso  significa que a verificação de integridade referencial *será
adiada *até o final da transação. Doutro modo
CREATE TABLE tabela_a (
    id SERIAL PRIMARY KEY,
    -- Outras colunas
);

CREATE TABLE tabela_b (
    id SERIAL PRIMARY KEY,
    tabela_a_id INTEGER NOT NULL,
    -- Outras colunas
    CONSTRAINT fk_tabela_a_id FOREIGN KEY (tabela_a_id)
        REFERENCES tabela_a(id)
        NOT DEFERRABLE
);
Significa que a verificação de integridade referencial será feita
imediatamente após cada operação de inserção, atualização ou exclusão de
dados.
Embora isso garante que a integridade referencial seja mantida em todos os
momentos durante a transação é uma trapalhada para os utilizadores que levam
com PoUp-Windows  de erro continuamente, o mais das vezes, quando ainda nem
perceberam sequer o que está a causar o erro.
Sem falar que isto não é fácil de ultrapassar no "cliente.exe", bem pelo
contrário porque a cada vez o sistema trava!?!?!
A maioria das outras RDBMS a este nível têm as duas possibilidades,
deixando a quem está a definir a database como quer fazer as validações.
Entendo, sem prejuízo de melhores opiniões, que isto ajudaria e muitíssimo.

Outra: a mensagem do tipo NOTICE-são mensagens informativas que podem ser
emitidas pelo servidor durante a execução de consultas ou operações.
Essas mensagens são principalmente informativas e não indicam
necessariamente um erro.
Elas são projetadas para fornecer feedback ao usuário ou ao aplicativo
sobre eventos que ocorreram durante uma operação.
Normalmente, não são  tratadas como erros, portanto, não interrompem o
fluxo normal da execução do programa, mas podem ajudar muito na depuração.
Doutro modo
é necessário gerar uma "exception" para, por exemplo "caçar a causa do
erro", mas isso significa travar o programa a cada passo.Exasperante!
Todavia, também podem ser configuradas via "set_notice_processor " de modo
a poderem ficar registradas no Log,

Abraço

Com os meus melhores cumprimentos
Mário Agostinho Reis
919262146

Esta mensagem contém informação de natureza confidencial e é
exclusivamente dirigida ao(s) destinatário(s) indicado(s). Se, por engano,
receber este email agradecemos que não o copie nem o reenvie e que nos
notifique do ocorrido através do email de resposta.

Germán via lista <lista em firebase.com.br> escreveu (quinta, 28/03/2024 à(s)
10:29):