[firebase-br] Banco de Dados - Sumiço de Tabela

Gladiston Santana gladiston.santana em gmail.com
Quinta Fevereiro 22 15:39:43 -03 2024

Os colegas estão corretos, é bom investigar usando uma trigger, no entanto,
nos meus trabalhos de consultoria, peguei um caso similar, veja se não é
também o seu caso.
Já aconteceu de programas iniciarem uma transação(implícita ou explícita),
a pessoa popular dados e o programa só dá commit bem mais tarde, mas antes
disso, o usuário vai para outra tela do programa, faz algumas outras
operações e uma delas dá uma exception advinda do banco  e então, como
ainda é continuação da transação anterior, o banco dá um rollback em tudo e
como o usuário está em outra tela não vê que o que aconteceu continua as
suas operações normalmente.
No dia seguinte, vai rever suas operações do dia anterior, então constata
que não tem nada que fez ontem.
Nesse contexto, uma trigger não seria disparada e a causa ainda seria
desconhecida. Num trace, com paciência talvez você veria a exception e o
rollback.
Tem que ter olho biônico para descobrir certas coisas, por isso é bom ter
um DBA experiente que não esconde os problemas e debulha tudo, até os
programadores, porque geralmente são melindrosos e vaidosos achando que
nunca erram, sempre na defensiva.