[firebase-br] Inserção campo Blob Firebird 3.0.11

Gladiston Santana gladiston.santana em gmail.com
Sábado Outubro 7 17:12:58 -03 2023

Olá Reginaldo,

Vamos por partes, sobre a lentidão você teria de demonstrar como você faz
os inserts e updates. Eu costumo não fazer updates de blobs junto com
outros campos na mesma sentença, imagina a situação, eu altero o nome do
remetente do documento e me faz um update de todos os campos da tabela e
até o blob que não foi alterado. Também faço por passagem de parâmetros,
nunca query literal.
Sobre o tamanho da base, acho que tem a ver com que já falei, um update é
como se fosse um delete seguido dum novo insert por isso lota de lixo, você
precisa ficar atento ao backup e o fazer um sweeping em intervalos menores.
Vi que sugeriram mudar o tamanho de página, cuidado, o tamanho de página
deve ser um múltiplo do tamanho do cluster de seu disco, se seu cluster
tiver tamanho de 4k, seu tamanho de página deve ser 4, 8, 12, 16...32k.
Qual o tamanho? Não tem uma resposta para todos, o ideal é fazer o backup e
restaurar na mesma partição usando cada tamanho de página diferente e a
cada processo usar o gstat para ver o 'average fill' e quanto mais próximo
de 100% for, menor é o desperdício.

Até mais