[firebase-br] Restore arquivo FB4 para 2.1

Gladiston Santana gladiston.santana em gmail.com
Quinta Novembro 30 15:12:16 -03 2023

Exporte o metadados do banco em FB4 e salve o script como database4.sql
Vá num banco vazio criado no FB2, conecte-se e tente rodar o script
database4.sql, se você não conseguir, esqueça o downgrade de forma
automatizada com o gbak. Fazer o que pretende não é mais um downgrade, é
conversão de dados e dessa forma você precisa criar seu próprio programa ou
usar uma ferramenta avançada onde eu possa intervir manualmente para por
exemplo mudar um booleano(FB4) para char(1) no FB2 contendo "T"rue ou
"F"alse.

[]´s e sucesso.
ps: Se for um trampo grande, terceirize, vai quebrar muito a cabeça se não
for especializado nisso. E tem muito que valer a pena pq FB2 é muito mais
complexo de manter.