[firebase-br] RES: RES: Erro na criação de usuários locais no Firebird 3.0 e 4.0

hpensador em gmail.com hpensador em gmail.com
Segunda Março 27 14:23:37 -03 2023

Sempre executo o prompt de comando como Administrador.

O teste anterior foi executado com privilégios de Administrador.

[ ]’s,

-----Mensagem original-----
De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Carlos H. Cantu via
lista
Para: lista em firebase.com.br
Cc: Carlos H. Cantu <listas em warmboot.com.br>
Assunto: Re: [firebase-br] RES: Erro na criação de usuários locais no
Firebird 3.0 e 4.0

Tente com o prompt de comando aberto como administrador e veja se dá certo.
Se der, então é limitação de direitos de acesso do usuário logado no
Windows.

[]s
Carlos H. Cantu
eBook Guia de Migração para o FB 4 - www.firebase.com.br/guiafb4.php

hgc> Boa tarde, Cantu!

hgc> Muito obrigado pelo feedback.
hgc> Esqueci de mencionar na mensagem inicial que ano passado executei
hgc> esta mesma rotina em um notebook com Windows 10 e funcionou
hgc> normalmente, porém nesta máquina onde estou tentando fazer o mesmo
processo está com Windows 11.

hgc> Microsoft Windows [versão 10.0.22621.1413]
hgc> (c) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Windows\System32>>set FIREBIRD=C:\Arquivos de
hgc> Programas\Firebird\Firebird_4_0
C:\Windows\System32>>cd\
C:\>>cd arquivos de programas
hgc> C:\Arquivos de Programas>cd firebird C:\Arquivos de
hgc> Programas\firebird>cd firebird_4_0 C:\Arquivos de
hgc> Programas\firebird\Firebird_4_0>isql -user sysdba; Use CONNECT or
hgc> CREATE DATABASE to specify a database
SQL>> connect DBAGENDA;
hgc> Database: DBAGENDA, User: sysdba;
SQL>> create user UsuarioX password 'acd123ghf' grant admin role;
hgc> Statement failed, SQLSTATE = 42000
hgc> add record error
hgc> -unsuccessful metadata update
hgc> -CREATE TABLE PLG$SRP failed
hgc> -No permission for CREATE TABLE operation
SQL>>

hgc> Mesmo setando a variável de ambiente não funcionou.

hgc> [ ]’s,
hgc> Hélio Oliveira

hgc> -----Mensagem original-----
hgc> De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Carlos H.
hgc> Cantu via lista Enviada em: segunda-feira, 27 de março de 2023
hgc> 12:10
hgc> Para: FireBase <lista em firebase.com.br>
hgc> Cc: Carlos H. Cantu <listas em warmboot.com.br>
hgc> Assunto: Re: [firebase-br] Erro na criação de usuários locais no
hgc> Firebird
hgc> 3.0 e 4.0

hgc> Faça um teste: antes de rodar o isql, configure a variável de
hgc> ambiente FIREBIRD no prompt de comando que vc vai rodar o isql e
hgc> aponte ela pro diretório onde o FB 4 está
hgc> instalado:

hgc> SET FIREBIRD=C:\Arquivos de Programas\firebird\Firebird_4_0

hgc> []s
hgc> Carlos H. Cantu
hgc> eBook Guia de Migração para o FB 4 -
hgc> www.firebase.com.br/guiafb4.php www.FireBase.com.br -
hgc> www.firebirdnews.org - blog.firebase.com.br

hvl>> Bom dia, colegas!

hvl>>

hvl>> Tenho instalados em meu notebook o Firebird 2.5, 3.0, 4.0 - todas
hvl>> instancias rodando com serviço e portas deferentes. Seguindo os
hvl>> passos do guia de migração do Cantu, estou tentando criar usuários
hvl>> locais em uma base de dados recém-criada, porém dá erro:

hvl>>

hvl>> C:\Arquivos de Programas\firebird\Firebird_4_0>isql -user sysdba;

hvl>> Use CONNECT or CREATE DATABASE to specify a database

SQL>>> connect DBAGENDA;

hvl>> Database: DBAGENDA, User: sysdba;

SQL>>> create user USUARIOX password 'MinhaPSW' grant admin role;

hvl>> Statement failed, SQLSTATE = 42000

hvl>> add record error

hvl>> -unsuccessful metadata update

hvl>> -CREATE TABLE PLG$SRP failed

hvl>> -No permission for CREATE TABLE operation

SQL>>>

hvl>>

hvl>> O que estou fazendo errado ou deixei de fazer????

hvl>>

hvl>>

hvl>> [ ]’s,

hvl>>

hvl>> Hélio Oliveira

hgc> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.locador.com.br
hgc> Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use:
hgc> http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107
hgc> Para consultar mensagens antigas:
hgc> http://www.firebase.com.br/pesquisa_lista.html