[firebase-br] Revoke do PUBLIC

Gladiston Santana gladiston.santana em gmail.com
Quinta Julho 27 14:21:38 -03 2023

No caso de UDFs e SQL Functions é complicado saber quem irá usar ou não,
como são objetos que apenas retornam dados então como política eu dou
acesso a PUBLIC. Embora hoje, não uso mais UDFs.
Acho que a prática mais eficiente para permissões é você criar uma role,
digamos "ROLE_VENDAS" e aplicar os acessos que o sistema de vendas precisa
ter a este role. Daí quem se logar usando o sistema de vendas identifica-se
com user_name, password, database, host e enfim ocultamente dentro do seu
programa você informa também a ROLE_VENDAS e obterá todos os acessos
necessários. Daí é só ficar associando usuários do sistema de vendas a
ROLE_VENDAS, é muito mais fácil gerenciar dessa forma ao invés de
individualmente, até porque, um usuario mal intencionado pode praticar
modificações por fora do sistema usando um excel da vida.

De inicio, voce pode criar uma ROLE_ADMIN e dar um "grant all to all" nela
e associar todos os usuarios a ela e logar-se no sistema sempre usando esta
ROLE. Daí ninguem mais reclama de acesso e por fora do sistema(ex. excel) o
usuario não terá acesso algum, a menos que voce forneça o nome da role para
ele.

inte+