[firebase-br] Firebird 2.5.8 + AWS problemas de conexão

Gladiston Santana gladiston.santana em gmail.com
Quinta Novembro 3 17:23:55 -03 2022

Acho que entendi então o problema.
Voce tem dois hosts no AWS, 1 Windows TS e outro Ubuntu Server c/ o
Firebird, e em algumas oportunidades o aplicativo rodando no TS perde
conexão com o Firebird no Ubuntu Server.
Neste cenário, a causa mais provável é que os servidores do AWS estão
ajustados para “queimar” conexões ociosas, acho que todos os ISPs são assim
porque conexões abertas além de consumir recursos podem ser um risco à
segurança.
Não sei se esse parametro existia no fb2.1, mas tente observar
o DummyPacketInterval e ative-o para algo como 60 segundos. O
DummyPacketInterval informa quantos segundos esperar em uma conexão de
cliente silenciosa(ou dormindo) antes que o servidor envie pacotes
fictícios para solicitar confirmação. Creio que esse ajuste deve estar dos
dois lados.
Visto que voce já paga pelo serviço de Windows TS, talvez você deva pensar
em hospedar o FB também nele. Daí seus aplicativos conectariam localmente
(xnet://) sem precisar de rede. Voce ganharia muita performance.
Se o sistema for "inhouse" conversa com a equipe para migrar o sistema para
stateless, daí você ganha mais flexibilidade nessas operações na nuvem.

[]´s