[firebase-br] Compatibilidade de Dados - Firebird 2.5 x 4.0

Valdir Dill valdiralbertod em gmail.com
Terça Julho 19 19:25:51 -03 2022

Boa noite,

Estamos migrando de Firebird 2.5 para 4.0 e estamos tendo o seguinte erro:
Executando o SELECT SUM(VALOR)) SALDODEVEDOR FROM CONTASRECEBER, no
Firebird 4.0 não funciona mais. Dá o erro: "Unknown SQL Data type (32752)"

Só funciona assim:
SELECT SUM(CAST(VALOR AS FLOAT)) SALDODEVEDOR FROM CONTASRECEBER
Ou seja, precisa fazer um cast.

Obs.: o campo VALOR é do tipo numeric(12,2). Dialeto 3.

Pelo que andei lendo, me parece que há uma incompatibilidade de tipos de
dados do Firebird anterior 2.5.
Tanto é que se eu mudar a linha #DataTypeCompatibility do firebird.conf
para DataTypeCompatibility = 2.5, aí não dá erro, mesmo sem fazer o cast.
Então, é realmente problema de compatiblidade.

A questão é: o tipo numeric(12,2) criado no Firebird 2.5 não deveria ser
totalmente compatível no Firebird 4.0?

Obrigado!