[firebase-br] Firebird com Linux (debian)

Sex Abr 12 18:00:13 -03 2019

Basicamente Linux escala melhor sem onerar o cliente ou a softhouse.
Eu gosto do Ubuntu Server (Debian Like), mas gosto é bem pessoal. Alguns
colegas usam  CentOS apenas porque é um clone RedHat que é pago e
aproveitam os cursos que são voltados para essa distro.

Se voce tiver conhecimento da linha de comando cmd e tambem do powershell,
o Windows Core pode servir para você. Ele é compacto e dá para virtualizar
de boa com o HyperV e ter varias VMs. Como eu sei usar muito bem o Linux,
use o Windows Core apenas como aprendizado, instalei varias coisas, mas na
epoca nao consegui instalar o FB por causa do instalador, tudo que não é no
formato .msi é um problema.

Se voce estuda uma forma de distribuir edições de banco de dados para os
clientes onde alguns são locais, outros na nuvem e outros são
desenvolvedores, recomendo que você estude algo chamado containers:
https://www.redhat.com/pt-br/topics/containers/whats-a-linux-container
Usando containers é possivel ter uma imagem sempre igual (windows ou
linux), só mudando onde ficará a persistencia dos dados. É quase como
empacotar um software, só que você leva uma imagem basica do SO junto.

Este tipo de recurso ficou que disponivel tambem no Windows 2016+, mas não
sei te dizer se é bom ou ruim, mas a idéia é a mesma, neste caso a MS
disponibilizou uma imagem do Windows bem basica para este proposito.

Atenciosamente,

Em sex, 12 de abr de 2019 às 07:26, Stanley Mendes <
stanleymfonseca em gmail.com> escreveu:

> Bom dia pessoal,
> Sempre trabalhamos na nossa empresa com servidores windows.
>
> Estou instalando um firebird 3 em um servidor Linux com Debian (testes).
>
> Gostaria de saber dos senhores que tem mais experiência no assunto.
> Qual S.O apresenta melhor performance?
>
> Outra dúvida, em meus testes estive conectado ao banco dentro do linux com
> o isql e tentei fazer acesso de fora utilizando o ibexpert em windows, ele
> nao deixa acessar o banco enquanto eu nao sair do isql. Acredito que só
> esteja permitindo uma conexão. Porque quando saio do isql o ibexpert
> [...]

A Vidy possui um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado e com
Certificação ISO 9001 há mais de 10 anos, mantendo seu foco na Qualidade e
na Melhoria Continua.

Em março de2018 migramos com sucesso para a nova versão da ISO 9001.

Somos a única Empresa Brasileira de Engenharia de Laboratórios com
certificação com o Escopo Completo; desde Projetos, Engenharia, Construção,
Fabricação e Instalação de Laboratórios.