[firebase-br] Configuração do Firebird no Windows Server e o erro "Your user name and password are not defined"

Qua Ago 8 10:22:48 -03 2018

Pode ser que durante a instalação tenha dado algum problema e a base
de dados de segurança não tenha sido inicializada, portanto, nem mesmo
o usuário SYSDBA tenha sido criado.

Outra possibilidade é você ter fbclients antigos espalhados nos
terminais. Os clients antigos não são capazes de autenticar no FB 3
com SRP. Nesse caso, atualize os clients para o fbclient da versão 3.

Ligando a autenticação legada faz com que o comportamento seja igual
das versões anteriores (ou seja, sempre existe um SYSDBA que é criado
com a senha masterkey), mas você perde a segurança oferecida pelo novo
método de autenticação (SRP).

O FB 3 trouxe muitas mudanças em relação a autenticação e
gerenciamento de usuários. Sugiro que você leia o release notes com
antenção, ou compre meu Guia de Migração para o Firebird 3.

[]s
Carlos H. Cantu

jacb>

jacb>  Bom dia,

jacb>  Tivemos um problema num servidor Windows Server onde
jacb> instalamos o FB 3 e quando a aplicação ia se conectar dava o erro:

jacb> "Your user name and password are not defined. Ask your database
jacb> administrator to set up a firebird login."

jacb>  Então o nosso colega do
jacb> suporte reinstalou o Firebird marcando uma opção do instalador do
jacb> Firebird que o erro sumiu:

jacb>  "Enable authorization for legacy Firebird
jacb> clients?"

jacb>  Eu questionei porque marcaram isto, já que ao meu entender
jacb> não seria necessário porque só usamos o FB 3.

jacb>  Surge agora
jacb> questionamentos de procedimento para instalar o Firebird numa maquina
jacb> windows server.

jacb>  Eu tenho feito por anos um procedimento de criar um
jacb> usuário no windows server para o serviço do firebird usar para fazer
jacb> logon.

jacb>  Vocês podem ver aqui:
jacb> http://www.fpress.com/revista/num0105/art.htm

jacb>  No caso desta
jacb> instalação que deu erro este procedimento não foi feito.

jacb>  Então fica a
jacb> pergunta, existe um procedimento para o Windows Server ? Este usuário
jacb> para o serviço do Firebird é necessário ?

jacb>  Obrigado,

jacb>  José Carlos da
jacb> Cunha jr.