[firebase-br] Firebird fora do mundo Delphi.

centriscorps em gmail.com centriscorps em gmail.com
Qui Nov 16 16:31:43 -03 2017

O Firebird é um bom banco. Eu particularmente acho interessante em que tudo
está dentro de um único arquivo. Fazer backup (gbak) ou mesmo que seja
copiando o arquivo fdb (não esquecendo antes de parar o serviço) é algo bem
interessante.

Talvez o fato dele ter uma ligação mais íntima com a comunidade Delphi seja
uma herança do Interbase. Lembro que desde a versão 3 do Delphi, existe a
paleta de componentes IBX. Desenvolvimento rápido utilizando banco de dados
free, virou uma mão na roda.

Experimentou usar o Firebird com Golang usando ODBC?

Acho que os olhos da maioria dos programadores está voltado para o
Postgres. É um banco parrudão, compete pau a pau com Oracle, SQL Server.
Material na internet, vídeos no Youtube tem aos montes. Sempre tem alguem
promovendo alguma palestra, hangout sobre esse banco. O Firebird parece que
ficou meio que "banco de nicho".

Não quero com isso criticar ninguém, como muitos, meu ganha pão vem do
Firebird. Mas é isso que percebo quando se vai procurar alguma literatura
sobre ele na internet.

| Acredito que o Firebird tenha futuro fora do mundo Delphi mas esta
transição está muito lenta por falta de mais apoio à fundação.

Seria mais apoio À fundação, ou apoio DA fundação?

Vida longa e próspera!

Renato