[firebase-br] Firebird fora do mundo Delphi.

Joel big.rid.listas em gmail.com
Qui Nov 16 15:55:06 -03 2017

Utilizo o firebird deste 2000.

Sempre defendi o Firebird em conversas sobre banco de dados, dizendo:
"Se voce está contentente, continue utilizando o banco que lhe atende,
assim como continuarei utlizando o Firebird".

Tenho por volta de 500 clientes, ou seja, 500 bancos instalados de
tamanhos entre 1GB a 50GB, e estou contente com o resultado.

O motivo deste email é para chorar as "pitangas".  Nestes 17 anos
utilizando o firebird  pude contribuir financeiramente, desde 2006, com
o projeto. Gostaria de ter conhecimento técnico para ajudar no
desenvolvimento de um driver fora do ambiente Delphi onde o Firebird é
pouquissimo utilizado, mas não tenho.

Tenho algumas coisas feitas em python utilizando o fdb para acesso ao
firebird e está funcionando bem.

Agora estou querendo me aventurar num projeto em golang, mas o único
driver de acesso ao firebird desenvolvido pelo nakagami está parado -
tem apenas 7 contribuidores e pouco ativos. Já fizemos algumas
observações sobre erros encontrados mas não sei por qual motivo o
criador do driver parece ignorar. O PostgreSQL tem vários drivers com um
deles tendo 66 contribuidores.

Resumo. Gostaria que o Firebird tivesse mais apoio dos utilizadores, mas
infelizmente muito utilizam e poucos contribuiem, uns até cobram sem
nunca terem contribuído.

Acredito que o Firebird tenha futuro fora do mundo Delphi mas esta
transição está muito lenta por falta de mais apoio à fundação.

Acredito que este email não irá reproduzir grande efeito porque assuntos
parecidos com este já foram abordados em outras ocasiões e não me parece
que surtiu grande resultado.

Por favor, opinem.