[firebase-br] Api de monitoramento

Fernando Batels luisfbatels em gmail.com
Dom Maio 21 11:51:34 -03 2017

Bom dia prezados.

Estou iniciando o desenvolvimento de uma aplicação para monitoramento de
bases firebird de iniciativa open source. Minha ideia é montar uma
aplicação web para apresentação de estatísticas de uso do servidor.

A aplicação se divide em um servidor web e uma aplicação de
monitoramento. O servidor web, que a princípio será em lua, servirá
apenas de interface, já a aplicação de monitoramento, que esta sendo
escrita em c/c++, é a responsável pela coleta de informações das bases
monitoradas e envio ao servidor web.

Aí que me surgiu a dúvida, pelo que li na internet, inclusive materiais
do firebase, o ideal não é usar as 'system tables' por uma questão de
performance. Não me recordo onde li sobre, mas lembro de ter encontrado
que em softwares comerciais para este fim é usado api's do firebird.

Cheguei a encontrar algo sobre a trace api, porém nada de significativo.
Também já conferi o fonte do fdb do firebird no github e não encontrei
nada do que esperava.

Sendo assim gostaria de saber se existe alguma biblioteca ou
recomendação para a coleta dessas estatísticas no firebird.

Obs.: O software será free e open source, primeiro por iniciativa minha
de tentar propor algo a fim de ajudar a comunidade(e penso que irá) e
segundo para servir como forma de aprimoramento meu nas tecnologias que
estão envolvidas.

Obs(2).: Trabalho apenas com linux, logo a aplicação iniciará com apenas
o suporte para essa plataforma. Isso significa que recomendações de
DDL's e ferramentas específicas para windows infelizmente não vão ajudar
muito, porém ficarei feliz de receber a recomendação mesmo assim.

Obs(3).: Como a aplicação é dividida em duas, em um futuro poderei
montar, como alterativa ao servidor web, um plugin para o
netdata(https://github.com/firehol/netdata), já que hoje não encontrei
nenhum plugin para o firebird igual como existe para o pgsql e mysql.
Diga-se de passagem o netdata foi uma das inspirações para essa ideia.

Obs(4).: Provavelmente hoje, ou essa semana, estarei publicando no meu
github(https://github.com/FernandoBatels) o repositório do projeto.

att, Fernando Batels.