[firebase-br] LockMode + Firedac

Ter Jun 20 11:46:53 -03 2017

Outro programa usando o Firebird em database diferente não afetaria seu
programa.

O que chamamos de defaults, os portugueses chamam corretamente de falhas
por omissão ou valor predefinido por negligência. Eu não gosto dos termos
portugueses para as palavras (rato, ecrã, fato,... doi nos nervos), mas
aqui eles parecem representar bem o que a palavra realmente quer dizer.
Usar um valor padrão é perigoso porque numa atualização futura ou contexto
diferente esse "padrão" muda e o comportamento do seu programa também.

O Lock tem mais a ver com o nivel de isolamento da transação do que com a
conexão, acho que talvez por não usar um componente de transação e setar
suas propriedades, o FDConnection tá assumindo um monte de "padrões".
Sugiro que você ponha um componente de transacionamento e sete seus
parametros manualmente não deixando nada por omissão, mas também entendendo
corretamente o nivel de isolamento de que necessita, tem artigos neste site
que falam apenas disso.

Um abraço e boa sorte.