[firebase-br] Registros travando

Seg Jan 2 09:57:56 -03 2017

Se pretende dar performance, algo que me parece uma boa idéia é predefinir
o tamanho do banco e evitar o auto-growing. Nos HDDs isso evitaria também a
fragmentação.
O(s) database(s) pode(m) ser criado(s) para preencher quase a totalidade do
disco, por exemplo, SSD de 120G poderiam ser usados 100G só de database(s),
deixando o restante de espaço para algumas coisas que direi logo abaixo.
Por causa das exclusões/inclusões de registros o autogrowing pode ser
acionado em momentos inconvenientes, então um tamanho prefixado resolve
esse problema. Mas tem de ficar atento, pois é preciso calcular com
antecedência quanto de espaço será utilizado durante a vida util desse SSD
para não se arrepender depois. Não se trata de que 100G seja muito ou
pouco, se trata também de deixar este SSD exclusivo para o database com
raras exceções. Se depois, arrepender-se do tamanho, faça o backup e depois
restaure sob parâmetros diferentes.

Desligue a opção Sweep interval porque o mesmo também pode ser acionado em
momentos inconvenientes, porém faça o backup todos os dias, pois um backup
bem sucedido é completado com o sweepping.
Usar páginas de 16k dá uma incrementada nos indices e como resultado, as
buscas serão mais rápidas. Mas você tem que fechar os olhos para %
preenchimentos das tabelas, pois pode incrementar a performance, mas
desperdiçar espaço.
Tem uma opção no .conf que não lembro agora o nome, mas permite direcionar
onde serão criados os temporários, indique o SSD.
Um hansonware estaria limitado neste disco porque talvez não haja espaço
suficiente para ele operar, mas é sábio prevenir-se assim mesmo, então dê
permissão a este disco ou a pasta onde ficam os databases apenas ao usuário
que gere o serviço do FirebirdSQL. Se você deixou o SystemAccount, seria
sabio criar um usuário diferente e associá-lo ao serviço, no Linux o
instalador cria um usuario de nome 'firebirdsql', no Windows poderíamos
fazer o mesmo, só que manualmente.
Embora não seja recomendado pela Microsoft, no Windows, se você tiver muita
RAM num sistema dedicado, desligue o gerenciador de memória virtual ou
indique a ele para usar apenas o SSD com um tamanho prefixado (o default é
deixar o windows escolher).

Não use shadows, eles roubariam até 30% da performance.

Acho que essas opções são suficientes, mas são o meu ponto de vista, fique
a vontade para ignorá-los ou complementá-los.

[]´ s

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O
 OB em B@q   2 em BBBM    B em B@BO   BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@,    OB em B@.