[firebase-br] RES: Regras de negócio no Firebird

Rodrigo rodrigo em digibyte.com.br
Qui Fev 16 18:00:49 -03 2017

Eu vou relatar minha experiência, não sou expert no assunto, ou talvez seja e nem sei:

Desenvolvi um sistema de folha de pagamento com as regras no banco.

Positivo:
1) velocidade (acesso inúmeras sp´s, tabelas, etc sem "sair" do banco)
2) alteração de regras sem mudar o exe
3) pouco tráfego na rede
4) talvez possa mudar de linguagem de programação com menos esforço

Negativo:
1) não é possível usar orientação a objetos
2) códigos podem ficar macarrônicos, com inúmeras sp´s
3) queria ter a possibilidade de usar o mssql do azure mas estou preso no firebird - não que eu tenha problemas com o banco, mas estou amarrado numa situação que atualmente (cloud, mobile, etc) é complicada

Sinceramente hoje o ponto negativo 3 tá pesando cada vez mais. Seria maravilhoso se pudesse levantar um banco Firebird no Azure ou Amazon como se faz hoje com outros bancos.