[firebase-br] Dialeto 1 vs Dialeto 3

Qua Out 26 12:26:51 -03 2016

Bom dia/tarde.

Se por acaso criaram um sistema em Delphi usando BDE, estaria explicado
porque usaram o dialeto 1, pois a BDE não trabalha corretamente com dialeto
acima de 1.

No dialeto 3, você ganhará maior precisão numérica, pois mesmo os campos
com casas decimais serão armazenados internamente como inteiros de 16, 32
ou 64 bits confirme a quantidade de dígitos.

O tipo Currency do Delphi, por exemplo, é um inteiro de 64 bits (Int64)
disfarçado de ponto flutuante (Double/Extended) com 4 casas decimais. Mas
internamente, ele armazena como um inteiro de 64 bits, ou seja, não é uma
aproximação, é o valor exato.

Não me lembro se também interfere nos tipos de data e hora como o
timestamp, mas na parte numérica a precisão fica praticamente perfeita.

Só trabalho com bases no dialeto 3 justamente para aproveitar todos os
novos recursos.

Como o Firebird não dispõe, ainda, de qualquer ferramenta de conversão de
base, para mudança de dialeto, por exemplo, a única alternativa é realmente
criar uma nova base de dados, já no dialeto 3, e usar alguma ferramenta,
como o IBDataPump (como já foi sugerido) para copiar todos os dados da base
antiga para a nova.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado.